Pesquisar este blog

sábado, 16 de abril de 2011

Proposta de Redação -Carta Argumentativa

A INTERNET AUXILIA OU NÃO NO DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA?

TEXTO 01
Quanto mais contato com a rede, melhor.Os jovens lucram (e muito) com comunidades virtuais e pesquisas na web.

            “A grande mudança da era digital é fazer com que os meios, o conhecimento e a autoridade agora sejam de todos. Estamos produzindo conhecimento juntos, não de forma individual e não precisamos mais carregar os fatos conosco. Em vez de memorizar o PIB da Índia, podemos consultá-lo na Wikipédia. A compreensão não é tão simples como o conhecimento; ela é sempre objeto de novas interpretações e discussões. E é justamente nesse ponto que a internet é melhor que os outros meios.
         Ela permite que as pessoas discutam e, assim, compreendam melhor o mundo. Os professores precisam estimular os alunos a fazer o que nós, adultos, fazemos: consultar a informação na internet e avaliá-la com outras pessoas.”
David Weiberger - (Adaptado da Revista Superinteressante, maio/2008)

                                                    TEXTO 02
É preciso tirar os jovens da rede para que passem mais tempo com os pais e, assim, fiquem mais inteligentes.

                    “São principalmente quatro elementos que têm feito com que a internet piore a inteligência dos jovens: curiosidade intelectual, conhecimento histórico, consciência cívica e hábitos de leitura. Os jovens têm lido cada vez menos. E me refiro a livros, jornais, revistas que ainda são o principal e o mais importante acesso ao conhecimento. 
                    Eles não visitam um site de um grande museu para ver as pinturas. Preferem visitar seu perfil pessoal na internet ou fazer upload das fotos da última festa, ou escrever em seu blog como odeiam a escola. Pais e professores deram muita liberdade e responsabilidade aos jovens. Se os pais não forem ativos e vigilantes, os jovens vão basear toda a sua realidade – suas ideias, valores e gostos – uns nos outros.”
 Mark Bauerlein - (Adaptado da Revista Superinteressante, maio/2008)

Escreva uma CARTA a David Weiberger ou a Mark Bauerlen, apresentando sua opinião sobre a questão: A INTERNET AUXILIA OU NÃO NO DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA?
ATENÇÃO:
Sua carta deve ter, no mínimo, 20 linhas escritas.
Assine sua carta como João ou Maria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário