Pesquisar este blog

domingo, 12 de junho de 2011

Interpretação de textos.


Interpretação de textos.
Sentada na soleira da porta, vestida de farrapos e com tantos cabelos brancos como os anos vivi­dos por este mundo, esta velha tem nos olhos a pureza, a  meiguice e o poder de ler no fundo da nossa alma.
Nas tardes de todos os dias, sentada a seu lado, com as minhas mãos entre as suas mãos encorti­çadas, tenho aprendido mais do que em todos os livros que já li. Fala-me das suas alegrias, das suas tristezas, da sua juventude. Então, o seu olhar fixa-se muito ao longe e o seu espírito recua noventa anos... E, como que por milagre, as rugas fundas do seu rosto desaparecem e recupera a antiga fres­cura.
Mulher-homem, mulher-escrava, sofreu os partos de cada animal como se fossem seus, regou as escassas terras com o suor abundante do seu rosto.
Foi bonita, linda mesmo. Ainda hoje se lhe notam vagos traços de uma beleza que o esforço des­truiu.
E fala, fala sempre...
- Quando eu era nova, não era assim, menina: havia respeito ! Hoje... Ai Jesus !
Mete as mãos calejadas no saco, o seu mais fiel companheiro, e descasca mais alguns feijões.
- Tem que ser assim, menina ! Tenho que ajudar a minha Maria. Ela, coitadita, sozinha não pode...
Cala-se. Começa então a cantar.
- Sabe que canta bem, tia ? – murmuro-lhe baixinho.
Interrompe a cantiga e sorri-me com aquela boca desdentada.
- Já cantei, já, menina... Mas agora estou velha e a minha voz é fraca.
Aperto então as suas mãos e encosto-as com muita força ao meu coração
- Sabe que gosto muito de si, tia ?
Olhou para mim com os olhos cheios de lágrimas.
- Minha menina, fui eu que a criei...
Não, não foi ela quem me criou. Apenas me conhece de pequenina. Mas que direito tenho eu de negar esta afirmação a uma velha da aldeia que criou os seus filhos, os filhos dos outros e até os seus animais ? Se não fez mais, foi porque os seus braços não são tão grandes como o seu coração.

(Helena Dias)
1.      “Mulher-homem, mulher-escrava”. Que pretenderá a autora exprimir ao usá-las para descrever a Tia Maria?  ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.      Releia agora a última frase do texto e explique seu sentido.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.       Escolha um adjetivo que resuma o melhor possível a caracterização da Tia Maria.________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário