Pesquisar este blog

domingo, 12 de junho de 2011

Interpretação de textos.

Do episódio de Inês de Castro. {meu seminário em Lit. Port. I}

Interpretação de textos.

 1           Alma minha gentil, que te partiste
 2           tão cedo desta vida, descontente,
 3           repousa lá no Céu eternamente
 4           e viva eu cá na terra sempre triste.

 5           Se no assento etéreo, onde subiste,
 6           memória desta vida se consente,
 7           não te esqueça daquele amor ardente
 8           que já nos olhos meus tão puro viste.

 9           E se vires que pode merecer-te
10          alguma cousa a dor que me ficou
11          da mágoa, sem remédio, de perder-te,

12          Roga a Deus, que teus anos encurtou,
13          que tão cedo de cá me leve a ver-te
14          quão cedo de meus olhos te levou.
(Luís de Camões)

I

 

Atenção: todas as respostas devem ser fundamentadas no texto; deves cuidar a ortografia, a pontuação e a construção de frases.

1.      Recolha do texto todos os indicadores de que o sujeito poético se dirige a alguém que já morreu.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.      O sujeito poético faz, a esse alguém, dois pedidos, cada um deles dependente de uma condição. Quais são os dois pedidos e as duas condições?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.      Que remédio ele espera para a tristeza que refere na primeira estrofe?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário